quarta-feira, 8 de julho de 2009

Polémica

Ou as mães dos EUA não trabalham o suficiente e têm muito tempo livre, ou simplesmente gostam de tentar sair no jornal.

Esta vez, falamos das Mothers Against Drunk Driving (MADD), que consideram que o GTA IV deveria ser proibido porque no jogo tens a possibilidade de conduzir bêbedo. Depois mudaram de petição e pediram que o jogo fosse para +18 (e eu concordo).

Isto leva ao debate de sempre e que nunca vai ser resolvido: como influi na realidade um jogo nas pessoas?

Eu não me considero uma pessoa violenta ou desequlibrada nesse sentido (noutros pode, hehe) e levo toda a vida jogando a esses jogos. Primeiro foram os Doom, Duke Nukem e Quake, depois o Carmageddon, depois o Metal Gear Solid e nos últimos anos o GTA. Não deixa de ser verdade que nos últimos anos o mercado está cheio de jogos do tipo "first-person shooter": soldados, aliens, zombies... tudo vale como inimigo.

São esses jogos violentos? Pode ser. Fazem esses jogos que uma pessoa equilibrada e pacífica se torne numa pessoa violenta? NÃO. Os meus amigos e eu chegamos a momentos de puro sadismo no Carmageddon II e a jogar durante horas por turmas até acabar com toda a população das cidades grandes do jogo, pessoa a pessoa. Depois, saíamos à rua e não acontecia nada.

Contudo, parece-me incoerente falar de videojogos quando nos filmes chega com pôr o +18 e ninguém fala de proibir. Os videojogos implicam uma maior participação do jogador, certo, mas isso não implica uma maior influência sobre ele.

Qual é o problema? O problema é que é muito fácil deixar as crianças a jogar no PC ou a consola, mas não é tão fácil controlar a que é que jogam. Os filmes ou séries para adultos passam à noite na TV e têm control de accesso no cine (ainda que também se podem descarregar). Mas a questão é muito simples: se não queres que o teu filho jogue, tenta impedir que jogue e não tentes proibir aos demais a possibilidade. O que teria acontecido se alguém tivesse pedido o governo para proibir Pulp Fiction por se o seu filho podia ver o filme? Ou Superman porque um gajo saltou da janela? Seria inconcevível.

Porém, vivimos numa época de vazio moral na que todos procuramos responsáveis para justificar aquelas coisas das quais TODOS somos responsáveis. Estamos a falar duma cena dum videojogo: vais ao bar, sais bêbedo e na rua move-se tudo, o mando vibra, caes ao chão sem poder levantar-te... ainda mais, se apanhas um carro, ao primeiro metro andado aparece a polícia; o ecrã continua a mover-se, o carro vai para os lados... desde logo é um momento de muita tensão que eu não gostaria de viver na realidade e que não faria sentido nessa realidade. Que no jogo podes roubar, lutar, matar, contratar meretrizes, ect.? Qual é o problema? É um jogo, uma obra de fição igual que um livro ou um filme, com a diferença de que és tu quem tem de agir. Iria mais aló: É ARTE.

Controlemos a nossa casa e não tentemos deixar os demais sem a oportunidade de viver experiências.

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